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Date: Mar 12, 2007 1:22 PM
Subject: [Dicas-L] Ética Hacker: Sérgio Amadeu e HackerTeen disponibilizam material gratuitamente
Conteúdo criado especialmente para os alunos do HackerTeen agora está na Internet
O sociólogo e professor Sérgio Amadeu, reconhecido por sua militância em favor
da utilização do software livre, e o HackerTeen (http://www.hackerteen.com.br)
- formação profissional para adolescentes de 14 a 19 anos sobre redes e
segurança da computação, empreendedorismo na Internet e Ética Hacker -
divulgaram nesta sexta-feira, 09 de março, o conteúdo das aulas de Ética
Hacker ministradas no projeto educacional.
Mostrar o que é a ética, qual sua importância para as sociedades e como ela
evoluiu historicamente até chegar na era informacional foram os objetivos
apontados por Amadeu para a criação do curso. "Ele é muito centrado nas
idéias de Pekka Himanen, que escreveu seu doutorado após pesquisar a ética dos
hackers", esclarece o sociólogo e Doutor em Ciência Política pela Universidade
de São Paulo.
Para Amadeu, a ética é importante em todas as atividades humanas. "Os médicos
têm uma ética, os professores, os juízes, enfim, os grupos sociais acabam
construindo finalidades para sua existência e para as suas ações. Estar
de acordo com esses objetivos finais é atuar com ética. A cultura hacker é
essencialmente baseada em atitudes éticas e no tripé: liberdade, colaboração
e conhecimento", explica o autor do material.
As aulas - disponíveis gratuitamente na página:
http://www.hackerteen.com.br/material_etica.php - trazem questões políticas,
filosóficas e éticas, relacionadas a temas atuais, tecnologia, software livre,
filmes e conteúdo teórico que vai de Aristóteles, passando por Descartes,
Pekka Himanen e Sócrates, entre muitos outros.
Mas não pense que se trata de algo cansativo. Quem garante isso são os
próprios alunos do HackerTeen, adolescentes que, provavelmente, achariam
tal disciplina bastante maçante, caso fosse vista do modo tradicional.
"Em escolas comuns essas matérias são extremamente teóricas, mas no HackerTeen
são feitos links desse conteúdo para atividades reais. As pontes criadas
entre teoria e prática são fundamentais para trazer vida à aula", revela
Diego Silva, de 15 anos, que já concluiu as seis etapas do curso.
De acordo com o sociólogo responsável pela elaboração do material, os
filmes são uma forma de trazer os jovens para discutir a ética no seu
universo. "Muitos jovens ficaram surpresos ao saber que o filme Matrix se
referenciava fortemente no mito da caverna de Platão, um dos maiores filósofos
gregos da antigüidade clássica. Procuramos iniciar a compreensão das idéias
de filósofos como Descartes, Espinosa, Sócrates, entre outros, a partir da
ficção criada nas situações e pelos personagens dos filmes. Esta técnica
tem sido empregada com sucesso em vários outros cenários", revela Amadeu.
Mateus Andrade, um dos professores do curso e responsável pelas ilustrações
do material, afirma que os alunos participam ativamente dos debates durante
as aulas. "Temas filosóficos, naturalmente, trazem muitos questionamentos. O
desafio é fazê-los pensar por si mesmos, estimulá-los na busca pela resposta,
sem impor uma idéia pronta".
O material divulgado corresponde às aulas de Ética Hacker ministradas em todas
as seis faixas (etapas) da formação HackerTeen, e está agora disponibilizado
sob a licença livre Creative Commons, que permite a utilização, reprodução
e modificação do material, desde que não seja para fins comerciais.
"Liberamos o conteúdo das aulas com esta licença no intuito de instigarmos
os jovens a pensar sobre o melhor uso da tecnologia em favor da sociedade",
esclarece Marcelo Marques, diretor de estratégias do HackerTeen e um dos
idealizadores do projeto.
Sérgio Amadeu concorda: "este material sendo liberado em Creative Commons pode
ser aproveitado por outros alunos e professores. Também pode ser retrabalhado e
gerar mais iniciativa que estimulem o debate ético. Compartilhar conhecimentos
é a melhor forma de obter crescimento", conclui o autor do texto.
"Divulgar esse material é uma forma de contribuir com a expansão do
conhecimento e, potencialmente, pode atrair os jovens para o lado positivo
nesse contexto da cibercultura", avalia o professor Mateus Andrade.
*Sobre o HackerTeen:* Idealizado pela 4Linux, empresa especializada
em treinamentos e serviços baseados em softwares livres com foco em
segurança, o HackerTeen (http://www.hackerteen.com.br) é uma proposta de
ensino profissionalizante para adolescentes de 14 a 19 anos, sobre redes
e segurança da computação, empreendedorismo na Internet e Ética Hacker.
Com uma metodologia inovadora, foi avaliado como "primeiro e único no mundo"
pela Harvard Business School. O público do HackerTeen são jovens que gostam
de computadores e desperdiçam o seu tempo em atividades não produtivas (chat,
Orkut, MSN). O objetivo do projeto é fazer com que os jovens aprendam aquilo
que realmente fará diferença para eles no mercado de trabalho ou ajudá-los
a montar o próprio negócio relacionado com computadores.Para que os jovens
se sintam envolvidos, o método de ensino da formação é baseado em desafios,
utilizando, para isso, o sistema operacional Linux aliado com temas jovens,
recursos de mangás (histórias em quadrinhos japonesas), jogos RPG (Role
Playing Game), palestras com personalidades, acompanhamento psicológico e
pedagogia baseada na teoria de Paulo Freire. Além de capacitar alunos para
atender as necessidades do mercado de trabalho, o HackerTeen também tem
como objetivo desmistificar o termo 'hacker', que muitas vezes é empregado
inadequadamente, confundido com 'cracker'. Se por um lado, o cracker é o
criminoso que invade computadores e viola dados, por outro, o hacker é o
profissional com grande conhecimento de informática e sistemas da computação
que utiliza suas habilidades em benefício da sociedade.
*Sérgio Amadeu da Silveira:* é sociólogo e Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Professor da pós-graduação da Faculdade de Comunicação Cásper Líbero e autor de várias publicações, entre elas: Exclusão Digital: a miséria na era da informação. É Militante do Software Livre.
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