O que sai na mídia sobre aprendizado digital

sexta-feira, 2 de março de 2007

Precisa-se: implementador de Xvid para OLPC XO

Em discussão na lista de desenvolvedores do projeto OLPC, debateu-se o compressor/descompressor de vídeo, o codec. O projeto usará o OGG/Theora OGG/Vorbis (OGG é o carro, Theora é o motor de vídeo. Vorbis será o motor de áudio).

Acontece que o Theora é um dos mais lentos codecs disponíveis no mercado. Ainda está na infância, não otimizado e cheio de bugs.

Eu perguntei sobre a possibilidade de se usar o Xvid, um concorrente do DivX, mas não comercial, de código aberto e livre. Inclusive a opção pelo Xvid está nas páginas da wiki OLPC. Nas minhas experiências, o Xvid é o codec mais eficiente no uso do processador e na qualidade do vídeo obtido. Por exemplo, eu gasto apenas 60%-70% do processador Sempron 2800+ para comprimir TV em tempo real com resolução completa: 640x480 pixels, 29,97 quadros por segundo, cor RGB, desentrelaçamento tomoscomp, codecs ffdshow/Xvid. Com o Theora, o processador vai a 100%, tranca todos os outros programas, e ainda perde metade dos frames. Outros codecs também elevam a 100% o uso doprocessador, embora não com tanta perda de frames.

Bem, acontece que o Xvid não tão é livre assim. Ele é compatível com MPEG4, e o MPEG4 é patenteado. Não por uma, mas por duas dúzias de empresas. Isto impede que seja usado em projetos nos EUA por questões legais.

Mas o Brasil e quase todos os países do mundo não aceitam patente de software. O Xvid poderia perfeitamente ser implementado no Brasil, depois que os computadores das crianças chegassem.

Não entendo muito de desenvolvimento de software, mas acho que precisaríamos de alguém que fizesse o codec funcionar em Fedora Core, integrado com o sistema de vídeo do XO, e criasse o instalador para distribuir os binários pela rede automaticamente. Quem se habilita?

Nenhum comentário: