O que sai na mídia sobre aprendizado digital

quarta-feira, 7 de março de 2007

Moodle: sugestão para formatação de aulas

Tem gente que acha o Moodle muito engessado, mas ele pode ser bastante livre na formatação de cursos. Isso pode levar a problemas de diagramação, já quem nem todos os professores têm cultura gráfica (quem usa folha de estilos do OpenOffice e Word?).

Uma dica é não "pirar" muito na formatação do texto e usar os estilos de texto HTML: Título 1 (H1) só para o título do curso, Título 2 (H2) para os títulos de cada aula , Título 3 (H3) para divisões internas em cada aula. A informação precisa ter hierarquia para indicar ao leitor o que ler primeiro.

Como exemplo, tem este meu cursos de Diagramação de Revista, cuja primeira aula pode ser acessada com a chave "revista01".

Eu modifiquei um pouco a folha de estilos normal do Moodle. mas o importante é definir a hierarquia do curso em HTML e não formatar "à mão". Só usar os estilos HTML. No máximo, negrito e grifo (fica bom negritar alguma expressão em cada parágrafo), sem abusar de cores, fontes, tamanhos de texto. Evitar o estilo "bilhete de seqüestrador.

Nenhum comentário: