O que sai na mídia sobre aprendizado digital

quarta-feira, 11 de abril de 2007

Matéria sobre o laptop de 3 watts na IEEE Spectrum

Na revista da sociedade de engenheiros elétricos.

Me chamou atenção a falta de compreensão pedagógica que rola pelo mundo. Repare nesta fala:

Says Lee Felsenstein, chief technical officer of Fonly, a product development firm in Palo Alto, Calif., and a pioneer in personal computer design, "The kids will pass notes. It happened in college lecture halls, and the teachers turned the wireless network off, because no teacher allows the passing of notes in class. Likely, the laptops will be banned from classrooms."

Imaginem: as crianças irão se comunicar! isto não pode!

É fortíssima a visão de salas de aula como o lugar onde o professor manda e as coisas têm de ser como ele quer. Como nas empresas, lugares mais autoritários que a extinta "cortina de ferro", onde cada um deve ficar em sua escrivaninha ou cubículo sem falar com os outros.

A crítica acima se refere a uma atitude típica do ser humano: compartilhar informação, se comunicar, se ajudar. É evidente que o laptop das crianças não serve para uma pedagogia industrial e autoritária. Por isso a ênfase em que OLPC não é projeto de laptop, é projeto educacional, de uma pedagogia nem tão nova mas que ainda não entrou em muitas cabeças fechadas de professores e profissionais da informática.

Nenhum comentário: