O que sai na mídia sobre aprendizado digital

terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Quem tem medo do laptop da gurizada?

O que mais se encontra por aí na questão OLPC/UCA são professores e educadores temerosos e com dúvidas sobre a eficácia educativa do laptop das criaças.

Mas os únicos responsáveis pelo fracasso ou sucesso dessa experiência educativa serão os próprios professores. Não adianta ficar querendo que o governo ou o projeto OLPC faça isso ou aquilo, numa atitude paternalista.

O governo (ou os governos, já que serão vários países envolvidos) e o OLPC já fazem e farão a sua parte, que é prover a infra-estrutura e ferramentas para a comunicação e colaboração.

Os estudantes, se deixados sozinhos com a infra, saberão tirar o melhor partido para si e suas famílias, mesmo que não sejam atividades estritamente "educativas". O ser humano (e qualquer outro fenômeno da natureza) têm fome de comunicação, e precisam de comunicação para funcionar. Se comunicam naturalmente.

Mas se um dos objetivos, o do aprendizado, necessita de iniciativas, isso é com professores. Portanto, devemos deixar de exigir coisas dos governos e meter mãos à obra. Por exemplo, começar a estudar iniciativas um-por-um, pedagogia construtivista e construcionista (e mesmo instrucionista). Depois, começar a brincar com as ferramentas que já estão disponíveis (Squeak, por exemplo). E por aí vai...

Os governos e expertos estão fazendo sua parte. E nós, estamos fazendo o quê?

Nenhum comentário: