O que sai na mídia sobre aprendizado digital

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

"Eu tenho um sonho que um dia..."

São grandes as chances de que dêem certo os testes dos laptops de aprendizado, em 2007 e 2008, e que até 2016 todos os estudantes brasileiros do ensino básico estejam laptopizados.

Isto será um grande alternativa para que se evite o oligopólio dos grandes grupos de mídia. A TV e o rádio por broadcast digital são futuros defuntos, pois se tornarão obsoletos, em virtude do acesso total e sem fio à internet.

Do colo dos estudantes para o colo de todos os cidadãos, será um pequeno pulo. Para que todos os brasileiros tenham um laptop, o governo gastaria cerca de 12 bilhões de reais por ano, menos de 9 reais por mês, per capita (
veja todos os cálculos ). E esses equipamentos podem substituir TODAS as telecomunicações: TV, rádio, jornal, telefone. Podem se tornar máquinas auxiliares no tratamento médico, graças a seus sensores. Podem se tornar máquinas contra seqüestros, graças ao GPS, máquinas contra a corrupção e desrespeito, graças às câmeras de vídeo.

Os laptops se tornarão guichês de atendimento de repartições, se tornarão emissores de informações, se tornarão até mesmo máquinas de votar . Todos nós poderemos votar diretamente todos os dias, sem precisarmos de "representantes" como na farsa da democracia representativa. Já pensou num mundo sem políticos profissionais, em que todos nós sejamos políticos? Esse futuro pode estar ali em 2020, se nós quisermos.

Nenhum comentário: