O que sai na mídia sobre aprendizado digital

terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Só ganhariam se houvesse "tapetão"

From: Americo Damasceno <adamascj@hotmail.com>
Date: Feb 6, 2007 10:05 AM
Subject: [OLPC Brasil] Só ganhariam se houvesse "tapetão"
To: Brasil@laptop.org

A arquitetura que a IBM criou para os IBM-PCs como o XO, o ClassMate e provavelmente o computador que você está usando (agora até o Mac é um IBM-PC) é aberta e copiável por quem quizer fazê-lo. A IBM (e eu estava lá...) "perdeu" esse mercado (que, no lançamento do projeto, pensava ser irrelevante, pela baixa qualidade do produto, que só seria viável para ser usado por estudantes e hobbyistas - algo muito semelhante ao XO) por causa disso. Sua estrutura sofisticada com altos salários (para pessoal altamente qualificado, modéstia a parte) e sua margem de lucro desejada, não permitiram concorrer com quem tinha estruturas mais simples e margens de lucro menores.

Se um computador de 900 Mhz, 2 Gb de memória etc., como o ClassMate, for um sucesso, nada impede a OLPC Inc. de adotar esse mesmo padrão no XO 2.0.

O que não é fácil de copiar é o modelo da OLPC Inc. ELA NÃO VISA LUCRO! Não dá para concorrer com alguém que pode fazer um produto igual ao seu e não pretenda ter lucro. A não ser que eles sejam tão imbecis que não consigam um nível de produtividade que compense o diferencial do lucro. E o pessoal da OLPC Inc./MIT não é idiota. Fazem parte da elite pensante do mundo.

O ClassMate talvez tenha futuro no mercado das escolas privadas (que não é alvo da OLPC Inc.) se clonar o XO (o que é relativamente fácil), que deve se tornar um padrão mundial nesse mercado educacional, com gente criando conteúdo para ele etc.

Não acredito que nenhum governo do mundo embarque nessa de pagar mais por um produto que pode ser fabricado, com padrão semelhante, por uma entidade que não visa lucro. E não pensem em corrupção, que a Intel e a Microsoft (que estão por traz do ClassMate) são empresas éticas e não entram nessa.

Assim, durmam em paz.

E, recado ao pessoal do ClassMate: vão buscar sua praia, gente! Criem o "XO-prime", com a estrutura do XO (rede mesh etc.), mas com mais opções de memória, disco, placa de vídeo, mouse etc. Tem muito dinheiro para ganhar aí. Se vocês não o fizerem, alguém vai fazer primeiro.

Nenhum comentário: