O que sai na mídia sobre aprendizado digital

sábado, 22 de dezembro de 2007

Duas esperanças

---------- Forwarded message ----------
From: Paulo Drummond <ptdrumm@terra.com.br>
Date: Dec 22, 2007 3:03 PM
Subject: [OLPC Brasil] duas esperanças
To: OLPC Brasil <Brasil@laptop.org>


Caros colegas de lista,

Tal como quase todos aqui, torço pelo XO. Acompanho a saga desde fevereiro de 2005, e admiro muito a forma como foi e está sendo conduzido todo o projeto (entretanto, estou convencido que, no caso de Pindorama, faltou muito jogo-de-cintura). Posso dizer que, a partir do que sei, presenciei e participei do projeto, ele merecia ter vencido. Não creio que caiba mais discutir a modalidade e o processo da escolha.

Respeito a empresa Positivo Informática. Considero-a uma empresa exemplar. Em poucas décadas, passa do nada a um dos primeiros lugares no fornecimento de computadores para os brasileiros — pessoas, escolas, empresas e governo. Respeito seu esforço industrial e comercial, sua participação no cenário de TI, sua aliança com gigantes para alavancar mais ainda essa participação e, consequentemente, seu crescimento econômico. Se a regra do pregão foi a do menor preço, ela fez muito bem o seu dever-de-casa.

Quero crer que a metodologia do braço educacional do grupo não está em discussão, como alguns expressaram em seus respectivos temores nesta lista. O edital para concorrer à venda desses aparelhos, mostra claramente que o objeto da licitação foi tão somente o fornecimento dos ditos aparelhos, com entrega nas escolas designadas, das cidades indicadas.

Agora, fazer com que 150 mil computadores nas mãos das crianças e professores sejam muito mais que meros cadernos eletrônicos, será uma tarefa pantagruélica e demandará uma revisão de cabeças de semelhante calibre. Espero que aqui não ocorra como na Nigéria, que decidiu não só pelo Classmate, como também colocou um conhecido software de produtividade como ferramenta educacional para crianças. Não conheço os problemas da Nigéria; eles devem ter lá suas razões para tê-lo feito, da forma que fizeram. Aqui, seria a mais cruel, estúpida e catastrófica maldade.

Como continuo torcendo pelo XO, quero expressar duas esperanças:
  1. que, num dos testes de verificação de aderência (o teste Syco-Lar® que publiquei de forma bem-humorada em mensagem anterior) — o Teste de Resistência a Impactos Dinâmicos — o Classmate rache irremediavelmente na diagonal e/ou se espatife em cacos. Se o segundo colocado também for Classmate, que tenha a mesma sorte. ( nothing personal, guys, it's just business...)
  2. que, independentemente da concretização da primeira esperança, a coordenação do projeto UCA force, de alguma forma plausível e aceitável, a implantação da metetodologia 1:1 construtivista nas escolas deste pilotão. O exemplo a mirar é o trabalho que está sendo desenvolvido na Escola Luciana de Abreu (Porto Alegre) por uma equipe fantástica, liderada pela profª Léa Fagundes.
_______________________________________________
Brasil mailing list
Brasil@lists.laptop.org
http://lists.laptop.org/listinfo/brasil

Nenhum comentário: