O que sai na mídia sobre aprendizado digital

quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

VirtualDub: como gravar grandes arquivos da TV sem erros

Para gravar a programação da TV pelo computador, eu uso o VirtualDub com o codec ffdshow/Xvid (do pacote de codecs K-Lite Codec Pack). Depois de muito testar, descobri que esta dupla é a que melhor rende em termos de qualidade de gravação e uso de processador. Mais eficiente que isto, só o codec Xvid sozinho (50% do processamento, contra 66% do ffdshow/Xvid), mas ele não tem filtros importantes ( desentrelaçamento, especificamente) como o ffdshow. Qualquer outro codec ocupa 100% ou mais, mesmo os mais modernos da Microsoft. Xvid é melhor até que o DivX.

Esta configuração me permite gravar imagens 640x480 pixels, 29,97 quadros por segundo. A 4000 kbps de fluxo, a qualidade é próxima a do DVD, e o tamanho do arquivo, idem (o perfil é Home Theatre, pelas especificações do MPEG4).

Mas, gravando direto do VirtualDub, me acontecia um erro de gravação pelos 53 minutos, não importasse o tamanho do arquivo. O arquivo gerado ficava defeituoso e inutilizado. Agora, descobri a solução: primeiro eu defino o arquivo para gravação, e depois reservo espaço em disco (pelo menu File). Gosto de reservar 4,2 gigabytes, o que dá umas 2 horas de vídeo. Se a gravação crescer mais que isto, não tem problema, o arquivo aumenta sozinho, mas não acentecem mais os erros aos 53 minutos do segundo tempo.

Minha placa de captura é uma baratinha PixelView PlayTV Pro com o chip BT878.

O áudio eu não comprimo, para não sobrecarregar o processador, facilitar a edição e manter qualidade do material. Gravo com 44 kHz, 16 bits de amostragem, estéreo.

Para enviar ao Youtube, renderizo com o próprio VirtualDub, diminuindo o tamanho para 320x240, som mp3 @ 22 kHz mono e uns 1000 kbps, conforme eles recomendam.

2 comentários:

Unknown disse...

Conectando a tv ao Pc (que possui gravador de cd/dvd) é possível gravar a programação da tv?

José Antonio Rocha disse...

Olá, Vanessa! Para gravar da TV você precisa uma placa de TV no computador. Elas estão na faixa de 120 a 500 reais.