O que sai na mídia sobre aprendizado digital

quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Conteúdo na Web irá desaparecer em pouco tempo.

É só o que posso concluir, vendo a evolução das duas maiores pragas atuais da Web, no meu entender: o texto cinza e as letras pequenas, como n' O Globo. Com letras cada vez menos contraste e tamanho (enquanto os monitores aumentem de resolução), as páginas terminarão com texto corpo zero, letras brancas em fundo branco.

Os maiores argumentos dos "dizaigmers", conforme verifiquei numa lista da área, são estes:

1. "O texto preto em fundo claro causa fadiga visual".

Bom, só que é a LUZ emitida que causa fadiga, não o texto preto. Em vez de deixarem o fundo mais escuro (digamos, #eeeeee), os dizaigmers resolvem piorar a situação AUMENTANDO a quantidade de luz, diminuindo o contraste e prejudicando a leitura. Além do mais, as letras pretas cercadas de áreas brancas são contaminadas pela luz e já são vistas como acinzentadas. O antialising também reforça essa percepção.

Então, que fique registrado: o que torna o universo possível é a diferença, o contraste entre as coisas. A diferença é a base do nível semântico de qualquer linguagem, principalmente da linguagem visual, como Bauhaus e a Gestalt já demonstraram há quase cem anos. Diminuir contraste é simplesmente diminuir a eficácia da mensagem.

2. "Cada usuário pode aumentar a fonte".

Acontece que é um saco usar as duas mãos para aumentar o texto (CTRL+"+" ou CTRL+rolinho do mouse), fora o fato de que muitas páginas ficam ruins quando se aumenta a fonte, e quando se passa para páginas corretas, as letras ficam muito grandes e a gente tem que voltar a mexer no tamanho, diminuindo-o. Desligar a CSS no Firefox ou Opera resolve mas cria outro problema: sem formatação, o texto fica de bom tamanho e bom contraste, mas as linhas muito longas prejudicam a leitura (a gente tem dificuldade de achar o início da linha seguinte).

3. "Todo mundo está usando texto cinza: Apple, Intel etc".

Sem comentários. Só lembro a história das moscas...

--
nome: "José Antonio Meira da Rocha"  tratamento: "Prof. MS."
atividade: "Ensino e pesquisa em mídias digitais"
googletalk: email: MSN: joseantoniorocha@gmail.com
site: http://meiradarocha.jor.br ICQ: 658222 Skype: "meiradarocha_jor"

Nenhum comentário: