O que sai na mídia sobre aprendizado digital

quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Encore incorpora rede mesh ao Mobilis

O computador móvel da Encore, o Mobilis, agora tem rede mesh. O preço está em US$165,00 para pedidos de um milhão, o que torna o equipamento uma séria opção para a inclusão digital das escolas brasileiras. Outra característica importantíssima: o gasto de energia do Mobilis é de apenas 4 watts no pico de uso.

Quem me passou as informações foi o Dr. Peter Knight , representante da indiana Encore no Brasil. Ex-funcionário do Banco Mundial, o economista norte-americano-brasileiro é casado com uma carioca, bom conhecedor da realidade do hemisfério sul, e tem relações tanto com Seymour Papert quanto com a Dra. Lea Fagundes. Também milita na área da inclusão digital com a iniciativa e-Brasil.

Knight corrigiu alguns dados errados da planilha de custos sobre o projeto Um Computador por Aluno (UCA). O economista também acha que o custo de conexão pode ser bem menor.

Veja como está o derby dos equipamentos candidatos ao UCA na googlenilha.

Para fins de comparação, agora desconsiderei o uso de servidores especiais para o XO. Todas as opções foram calculadas com servidores standard.

Links interessantes:

Um comentário:

Alexandre Müller Hill Maestrini disse...

Internet de onda livre também chega ao Brasil

O brasileiro Alexandre Maestrini, colaborador da swissinfo.ch, é um dos iniciadores da rede Openwireless.ch, um projeto piloto na Suíça para prover internet via ondas de rádio inicialmente em países em desenvolvimento. Esta ideia meio anárquica não é nova, porém só consegue seguidores muito lentamente. Conhecida como Freifunk.net na Alemanha e Funkfeuer.at (Áustria), acaba de chegar ao Brasil com o nome Onda Livre. mais .... http://coisasdasuica.swissinfo.ch/?p=1120