O que sai na mídia sobre aprendizado digital

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Nove equívocos e um acerto

Professor brasileiro Carlo Emmanoel Oliveira Ph.D., Universidade Federal do Rio de Janeiro, Núcleo de Computação Eletrônica, faz dez considerações sobre o OLPC no seu site e no OLPC News.

São interessantes, mas vejo a maioria como equivocada ou fruto de desinformação. Comento aqui conforme o número das considerações no texto original.

10. Foco. The focus of One Laptop Per Child has been completely on the technology with the goal that a new technology will change how we educate children". Equívoco. Pela milhonésima vez: o foco não é na tecnologia, é na educação, com embasamento em sólidos princípios pedagógicos. Neste momento se noticia muito tecnologia porque é a parte do projeto em desenvolvimento.

9. Visibilidade da tela (readability). Desinformação. Ele cita um estudo de 2005 com laptops convencionais.

8. Infraestrutura. Isto já está sendo tratado pelo OLPC, com baterias, painéis solares, links por satélite. O governo brasileiro já está cuidando disso.

7. Nem todo o aprendizado pode ser feito por laptops . Sim, ele tem razão.

6. Falta de conteúdo. E o que é a internet? E os livros escolares? O projeto não precisa de "conteúdo", precisa de exemplos de atividades curriculares para os professores e alunos desenvolverem suas próprias atividades. OLPC não é estofo, é processo.

5. Teclados. Ele diz que talvez precisássemos de lousas sensíveis ao toque e quadros-verdes digitais. Desinformação. O XO tem área sensível ao toque. E que tal um quadro digital enorme numa escola de Não-me-toque, interior do Rio Grande do Sul, ou num vilarejo de Uganda?

4. Escalabilidade. Ele acha que um professor não poderá interagir com 50 crianças. Ora, Sugar é pra isso mesmo. Ele também mostra sua idéia (arcaica) de educação: alunos com cliquers respondendo a testes...

3. Ergonomia. Escolas sem mesas obrigarão alunos a usarem o laptop em... bem, no lap top. Claro, capacetes com HUDs e comando manuais espaciais, tipo Minority Report, seriam uma solução melhor e mais ergonômica.

2. Problema errado. O problema real seria a qualificação de professores. Bom, que tal usar uma rede de laptops para qualificar professores em cursos a distância? Para os professores aprenderem a usar os laptops levará uma semana, com ajuda dos pequenos.

1. Comunidade de aprendizado versus individualismo norte-americano. Essa foi a número um, realmente. O OLPC é TUDO sobre aprendizado em conjunto e redes de aprendizado.

Em dez questões, ele tem razão em uma (número 7).

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