O que sai na mídia sobre aprendizado digital

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Matéria sobre UCA/OLPC esqueçe do LEC

Alerta do Google de notícias sobre: olpc

Laptop na escola ainda gera polêmica
A Tarde On Line - Salvador,BA,Brazil
... de São Paulo (USP) analisam três laptops de fabricantes diferentes: Classmate, da Intel, XO, da OLPC (One Laptop Per Child) e Mobilis, da Encore. ...

O veículo A Tarde esqueceu a parte mais importante do projeto UCA: o trabalho do Laboratório de Estudos Cognitivos da Ufrgs . Com o devido respeito ao trabalho dos outros pesquisadores, é o LEC que definirá os aspectos pedagógicos do projeto. Os outros laboratórios têm uma ênfase na tecnologia, não na pedagogia.

Interessantemente, o LEC também estava sendo esquecido pelo próprio grupo do governo. Só depois de muitos meses de UCA é que o trabalho do pessoal da profa. Léa Fagundes foi incluido no UCA por sugestão do próprio David Cavallo, em função do trabalho de muitos anos próximo ao pessoal do MIT.

O LEC e as experiências na escola Luciana de Abreu é que definirão os rumos da educação "um-por-um" no Brasil e no mundo. Essa é minha opinião. Quando eu disse isso diretamente ao pessoal do LEC e da escola, eles riram muito e negaram, modestamente. Mas o LEC é o grupo que que tem o trabalho mais avançado em pesquisas casando novas tecnologias com novas pedagogias, dentro do espírito MIT que deu origem ao OLPC.

Em entrevista com professores da Luciana de Abreu (estamos editando o vídeo para divulgar em breve), já vimos que a escola está preparada para levar adiante o projeto como replicadora. Professores aprendem e usar a maquininha em pouco tempo, e já estão adiantados em criação de atividades curriculares usando a tecnologia móvel.

Finalmente, no final da matéria d'A Tarde, uma palhinha da visão educativa da Intel:

Na opinião do presidente da Intel Brasil, Oscar Clarke, para que o computador faça o papel do livro na sala de aula, é preciso uma reestruturação no modelo pedagógico das instituições públicas. "Os professores devem planejar as aulas com antecedência, tendo ciência dos sites que serão acessados".

Computador é só para substituir livro e navegar na internet? Não sei o quanto a fala do Intel-guy foi editada pelo jornalista. Mas juntando isso outras notícias sobre a parceria Intel-Positivo, há indícios de que a fabricante de chips veja a nova pedagogia apenas como usar material didático do sistema de ensino Positivo.

Nenhum comentário: